sexta-feira, 17 de abril de 2015

Edição de 19/04/2015.

O Música Clássica vai ao ar aos domingos, às 23h, na FM 105,1. Pode ser ouvido também pelo canal da Rádio Joinville Cultural na rede, em http://sysrad.net:8001/jllecultural. Curta a fanpage do programa no Facebook: https://www.facebook.com/mcnajc



Música popular? Música erudita? O tema do editorial deste domingo é essa tensão desnecessária entre práticas da música erudita e práticas da música popular, que mais atrapalha do que contribui para o desenvolvimento da música do nosso tempo. Aproveitei um texto de Rafael Thomaz, do grupo Algaravia, para pensarmos um pouquinho sobre a desimportância dessas fronteiras que tendem a se estabelecer dentro das escolas de música e nos meios profissionais em geral.

No quadro Música clássica em Joinville conversamos com a professora Patrícia Macedo, que vem coordenando nos últimos anos a Escola de Música Villa-Lobos. Ela nos dá informações interessantes sobre esse patrimônio da formação musical na cidade. Sobre a EMVL conversei também com outros professores e musicistas. Extratos das conversas serão publicados em breve aqui no blog.


No repertório, ouviremos uma peça de Éric Satie transcrita por Darius Milhaud; uma parte do Rodeo, de Aaron Copland regida por ele mesmo numa gravação feita pouco antes de sua morte, e, de Canteloube de Malaret, um de seus enternecedores Cantos da Auvergne gravado em 1983 na voz comovente da soprano neozelandesa Kiri Te Kanawa, hoje com 70 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário