sábado, 6 de junho de 2015

 O grande pianista e maestro argentino Daniel Barenboim é o autor da referência que usei para a reflexão deste domingo, 7 de junho, no editorial do Música Clássica na Joinville Cultural. De seu livro "A música desperta o tempo" – leitura importante para músicos e ouvintes apaixonados – retirei uma passagem em que ele reflete sobre a importância do cultivo da música do presente.
 O repertório da edição é para mexer com o coração. Iniciando com o luminoso (esta é a palavra!) Concerto em dó maior para oboé e cordas do clássico tcheco Johan Stamitz, passaremos pelo vigor perturbador de "A fronteira", do compositor inglês contemporâneo Dave Heath, que também é flautista e tem participado de experiências bem ousadas no âmbito da música pop, do jazz, do rock – já tocou com Sting; e encerraremos com o romântico tardio (também inglês), Edward Elgar, com sua enternecedora Serenata para cordas.

 Antes disso, nosso quadro de hoje sobre práticas da música erudita em Joinville falará do Conservatório Belas Artes, uma das três grandes escolas de música da cidade, em extrato de uma conversa que tive com sua proprietária e diretora, a musicista Mirtes Strapazzon.
  Domingo, 6 de junho, às 23h, na Rádio Joinville Cultural FM 105,1.
  Acessível também pelo canal da emissora no endereço http://sysrad.net:8001/jllecultural (clique para baixar o player, é rápido e fácil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário