terça-feira, 17 de março de 2015

Proposta

O Música Clássica na Joinville Cultural é um programa em 20 edições concebido para ser veiculado semanalmente na Rádio Joinville Cultural FM 105,1 – emissora pública educativa da Fundação Cultural de Joinville. Cada edição tem 60 minutos e abrange, de maneira tanto quanto possível informativa e didática, a história da música ocidental – incluindo a brasileira – da Idade Média aos séculos XX e XXI.

Trata-se de um aproveitamento das 9 edições do programa Música Clássica e das 11 edições do Música de Concerto, que foram ao ar pela Rádio Joinville Cultural em 2012. Esses programas foram inspirados em emissões das rádios France Culture e France Musique. Também respondiam – negando ou aproveitando – aspectos da programação de música clássica em rádios brasileiras, tais como os podcasts da Rádio MEC, o trabalho de Carlos Siffert na Rádio Cultura FM 103.3 de São Paulo e a interessante abordagem que Valdir Lopes de Figueiredo faz da história da música erudita em seu A música no tempo (atualmente com mais de 400 edições) veiculado por diversas rádios de São Paulo e pela Rádio Clássica.

Quando comecei a produzir os programas de 2012, alguém me disse: "Só cuida pra não encher de texto as apresentações". Pois foi o que fiz: ouvi, pesquisei e procurei ler dentro de mim e na história da música alguns elementos mínimos para contextualizar compositores, obras e movimentos. Ou seja, produzi textos, muitos textos – alguns deles até bonitos – que convido os ouvintes a ouvirem para melhor receberem as obras e partirem para suas próprias reflexões e pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário